terça-feira, 22 de junho de 2010

A questão racial e os jogadores de futebol.

Pelé nunca participou ativamente do movimento negro do próprio país. Sendo um jogador de alcance internacional seria de bom tom responder também pelas questões da sua própria etnia, mas não fez e não faz. Em toda vida sempre passeou ostentando mulheres brancas e loiras ao seu lado. Este comportamento entre os jogadores de futebol é padrão quando alcançam o status desejado.

Recentemente em uma entrevista Neymar declarou nunca ter sofrido preconceito racial por não ser negro. Seguinto pelo caminho de Pelé, Neymar pouco se importa com as questões da própria etnia e nem se considera fazendo parte dela:

“História que o jogador confirma. "Eu acho bom, porque a grana acaba. E sou meio gastão, né? Principalmente em viagens. Compro presente para todo mundo. Até para o cachorro, se deixar." O jovem também coleciona relógios, perfumes e brincos. "Mandei fazer um brinco de ouro com as letras "NJ" (de Neymar Junior).

Ele adora, também, comprar roupas. Os estilos "variam com o humor". Fora das marcas esportivas, prefere Calvin Klein e Armani. "Calça gosto assim: apertadinha embaixo e larga na cintura. Aparecendo a cueca."

_ Falando nisso, qual é a parte chata de fazer sucesso?

_ Ah, não tem parte chata. Eu acho que é sempre legal.

_ Já foi vítima de racismo?

_ Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?

_ O que gostaria de poder comprar que ainda não tem?

_ Queria um carrão.

_ Mas você acabou de comprar um Volvo XC-60, por R$ 140 mil, Não é um carrão?

_ Ah, é, mas queria uma Ferrari. Nunca andei.

_ Uma Ferrari ou um Porsche?

_ Não sei. Qual é melhor?

_ Não sei, também.

_ Ah, então eu queria um Porsche amarelo e uma Ferrari vermelha na garagem.

_ Qual é seu tipo de mulher?

_ Linda.

_ Prefere as loiras, as morenas, japonesas...?

_ Tem que ser linda. Sendo linda, tá tudo certo. E só não pode ser interesseira.

_ Você alisa mesmo os cabelos a cada 20 dias?

_ Aliso. Nem sei o que eles (cabeleireiros) fazem. Só sei que tem um cheiro ruim. Mas fica bom porque meu cabelo é meio enrolado. Aí tem que alisar para o moicano espetar. E também pinto de loiro. Sou meio maluco, né?

(...)

_ Para onde gostaria de ir?
_ Hmmm... para a Disney. Gosto de parque de diversões, brinquedos radicais. Tenho medo, mas eu vou. Ah, e Cancún também. Não surfo, mas pego um "jacarezinho".

_ Já tirou seu título de eleitor? Não tirei. Nem queria, mas vou ter que tirar.

_ Sabe quais vão ser os candidatos à Presidência?

_ Não sei, não

_ Gosta do Lula?

_ Não tô prestando muito atenção nisso. Mas agora vou ter que passar a prestar.

_ E até onde quer chegar como jogador de futebol?

_ Quero ser o melhor do mundo.”

Fonte:http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/2010042/not_imp542923,0.php

Análise:

É notório que jogadores de futebol vindos da periferia e majoritariamente negros, ao perceberem possibilidade de ascensão social fazem de tudo para ficar ao agrado da elite daquela determinada sociedade. Fazem parte da nossa elite, como todos sabem, os brancos, cristãos de contas abastadas dentro dos padrões de beleza estipulados pelo sistema capitalista excludente, inclusive no que tange à estética corporal. Por isso mesmo, ao serem vistos ostentando mulheres brancas e loiras ao seu lado o recado que passam é de que agora fazem parte dessa elite e não mais são negros, já que a questão da etnia remete a algo inferior. Tanto remete a alo inferior ou negativo, que a ideologia do país misturado onde ninguém é totalmente branco e nem totalmente negro está a serviço da manutenção do status quo é abafa o preconceito racial latente no Brasil.

É muito claro essa questão ideológica até mesmo nas falas como "cabelo ruim", dando a entender que o cabelo encaracolado no negro não é bom, mas o do branco sim. Embora eu considere “Casa Grande e Senzala” um grande desfavor para os negros desse país, há de se lembrar que Freyfre inicia a obra atentando para a discussão de que a questão da exclusão por superioridade genética não deve ser colocada em foco, mas que se esta é a questão (como os europeus da época insistiam a fim de justificar a escravidão) faz-se necessário atentar para o fato de que os cabelos dos negros são mais fortes e os protegem mais do sol do que os dos brancos, bem como a capacidade atlética pode ser superior ao do branco europeu. Deste modo, este tipo de denominação pejorativa à etnia negra é completamente fora de lugar.

Coisas mínimas do cotidiano como "mulata" (que vem de mula, fruto de um cruzamento que é "inútil") ou "denegrir" como algo negativo são exemplos do racismo existente na sociedade. Outro exemplo interessante é o termo “olha, como aquela mulher é uma negra linda”. Não se ouve em lugar nenhum o termo “branca linda”, mas quando uma negra é linda é importante valorizar afinal, negros quase nunca são bonitos, não é?! Esta é a mensagem que é dada. Do mesmo modo, negar sua própria etnia, e ostentar mulheres brancas como esposas passa o recado de que agora, enfim, somos brancos e isso é bom.

Comportamento semelhante vemos na maioria dos negros que, ao invés de valorizarem a beleza da mulher negra, valorizam a beleza da mulher branca se relacionando potencialmente com estas. As mulheres negras, por sua vez, ficam sem opção por não agradarem nem aos homens brancos, nem aos homens negros. É uma flagrante desvalorização e negação da própria identidade. É racismo.

Trata-se de algo que corresponde ao que Malcolm X dizia a respeito do negro da casa grande e o negro da senzala. Se o negro na senzala, cuja a vida para ele não é boa, sugere ao negro que mora na casa grande que seja feita a revolução contra o senhor que é um algoz, o negro da casa grande imediatamente se sente ofendido de morte: “porque vamos destruir a ‘nossa’ casa?” , ele responde. Da mesma maneira que o negro tenta ser branco, como podemos ver no exemplo de Xica da Silva, que ao casar-se com o Contratador passou a punir seus escravos pessoais negros da mesma forma que era punida outrora, e utilizava-se de maquiagem abundantemente a fim de clarear a própria pele; hoje vemos o mesmo comportamento em meninas negras que usam a maquiagem para clarear a pele ou passam química em seus próprios cabelos para que fiquem lisos já que suas referências nas grandes mídias são 99% brancas.

Não há da minha parte nenhuma restrição à químicas e alisamentos aos cabelos negros, apenas entendo que na maioria dos casos no Brasil isso ocorra por desvalorização da própria identidade. Em contrapartida, existem negros no Brasil com o processo de identidade já superado que, então, se sentem confortáveis em alisar os cabelos mas agora não por negação, e sim por vaidade, como ocorre nos EUA.

Pois bem, toda vez que um grupo é excluído pelo sistema e este grupo não tem sua identidade perfeitamente formada e/ou tendo prefere fazer parte do sistema, ele se torna imediatamente reacionário agindo contra si mesmo. Prova disso é que o movimento homossexual tem o mesmo padrão de comportamento (um bom exemplo era Clodovil, que afirmava com orgulho nunca ter sido visto publicamente em demonstrações de afeto com outro homem por não querer “desrespeitar” a sociedade. Traindo, obviamente, a própria orientação sexual) quando se recusam a participar ativamente do movimento gay ou votam em candidatos e/ ou defendem discursos que vão, diretamente, contra a causa homossexual.

A justificativa para tal comportamento é o individualismo disfarçado de individualidade: “ora, eu não quero levantar bandeiras, tenho esse direito”, ou “ele não é obrigado a participar, tem essa escolha pessoal”. Quando, na verdade, omitir-se dos processos sociais é, nada mais, do que negar a si mesmo. Trata-se disso.

Negro da Casa – Malcolm X



Licença Creative Commons
A questão racial e os jogadores de futebol by http://joycegarofalo.blogspot.com/2010/06/questao-racial-e-os-jogadores-de.html is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Joyce

Passando por aqui, para conhecer seu blog.

Bjs

Anônimo disse...

ADOREI este blog... Principalmente o vídeo!

O texto deu mais ênfase aos homens negros, principalmente aos que ascendem social e economicamente... Mas é muito importante lembrar que algumas mulheres negras vivem dominadas por um desejo avassalador de “branquear” sua vida.

Tais mulheres têm o desejo de “amenizar” a negritude dos filhos, gerando-os com homens brancos. E dizem que querem que seus filhos tenham um cabelo “melhor” do que o delas, e a pele mais clara do que a delas... Vão continuar com essa bobagem enquanto não passarem a “ver” sua negritude como um presente, e não como uma maldição.

Além disso, existe o desejo de “ascender” através do casamento com um cara bem-sucedido, que na maioria dos casos é branco (porque eles têm mais oportunidades)... Querem “pegar tudo pronto” ao invés de buscar sua própria ascensão através de esforço, trabalho e estudo.

Mas essas interesseiras geralmente se dão mal, porque a GRANDE MAIORIA dos brancos só quer neguinha como objeto sexual. Pouquíssimos se casam com as negras que eles engravidam... A maioria é deixada na mesma situação, mas acompanhada de um filho bastardo.

Outra ilusão é a de estar “validando” sua beleza ao atrair um cara branco. Como se quisessem dizer: “Sou negra MAS sou atraente porque um branco me quis”... Olha que idiotice! Será que o desejo de um negro não vale nada pra elas?

Tudo isso é muito triste, mas é parte da “cultura” que se formou no Brasil.

E isso tem que mudar... Com educação e trabalhando a auto-estima dos negros.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE TEM MUITO "NEGRO DA CASA" NO BRASIL. LAMENTÁVEL ISSO!

Marcia Felix disse...

Joyce, como você mesma disse, os negros que só querem saber de mulher branca estão em negação de si e de sua origem. Só sinto pena por eles, porque quem não se aceita não é plenamente feliz como poderia ser.
Muitas brancas que tem o desejo de ficar famosas usam negros que se destacam no futebol como um trampolim. Ficam com eles durante um tempo até ficarem bem conhecidas, e quando se tornam “celebridades” dão uma desculpa qualquer pra terminar o relacionamento. Isso aconteceu com Pelé e Xuxa, Ronaldinho e Susana Werner, e vários outros. A Xuxa soube aproveitar a fama que conseguiu namorando com o Pelé, mas a Susana, talvez por falta de competência não foi muito longe.
Gostei muito de você ter citado em seu texto que ...Coisas mínimas do cotidiano como "mulata" (que vem de mula, fruto de um cruzamento que é "inútil") ou "denegrir" como algo negativo, são exemplos do racismo existente na sociedade brasileira. ... Muito nobre a sua intenção de conscientizar os afro-brasileiros. Palavras que ouvimos de vez em quando tem um significado extremamente ofensivo, e os brasileiros, por desconhecerem o significado usam-nas como se fossem coisas normais.
Eu não sabia que Mulata é mula em sentido figurado. Tomei conhecimento disso a algum tempo atrás conversando com um amigo que é professor de língua portuguesa. Ele me explicou que essa palavra teve origem na época da escravidão, sendo aplicada aos filhos de escravas com senhores de terras porque eles eram o resultado do sexo entre raças diferentes assim como as mulas, que resultam do cruzamento entre animais diferentes (jumento com égua).
O sentimento de desprezo pelas crianças filhas de brancos e negras deve ter sido muito grande naquela época, caso contrário não receberiam um apelido tão agressivo. Se palavras racistas como essa chegaram até os dias de hoje, temos o dever de conscientizar, é nosso dever acabar com isso.

Rodrigo disse...

Muitos negros negam o que sao por causa dessa coisa idiota e insistente que existe na sociedade brasileira de associar NEGRO a conceitos negativos: feios, cabelo ruim ,bandidos, burros, etc, etc ,etc
A sociedade e principalmente os negros devem entender o seguinte: Os traços faciais da raça negra são apenas diferentes dos brancos, e não existe só brancos e brancas bonitos, mas também negros e negras bonitos.. O cabelo crespo é apenas diferente do cabelo liso, e não existe essa de qu um é bom e o outro ruim... E bandido existe de qualquer raça e cor ... Além disso, a inteligência ou a dificuldade de aprender se manifestam em qualquer raça.
Alias, existe negros muito inteligentes, como Milton Santos (geógrafo brasileiro ganhador do prêmio Vautrin Lud, que é como um Nobel da geografia); Philip Emeagwali (nigeriano ganhador do Prêmio Gordon Bell, conferido somente a gênios da tecnologia); Elbert R. Robinson (afro-americano que inventou o bonde elétrico); George Carruthers (astro-físico da NASA, que desenvlveu a câmera remota ultravioleta que foi usada na missão da Apolo XVI e que permitiu ao mundo ter uma visão das crateras da lua na década de 1960). E a lista continua e continua...
Mas se sairmos às ruas das cidades brasileiras e falarmos aos negros sobre esses cientistas e inventores que foram citados, tenho certeza qe ninguém saberá que eles sao negros
Enquanto não nos impusermos e derrubarmos estereotipos negativos que detonam com a auto-estima dos negrs brasileiros, continuaremos a ver nossos jovens negando sua negritude por ter vergonha dela.

Adriana Ramos disse...

O comentário feito por um Anônimo mostra que não existe só os “Negros da Casa”, mas tambem as “Negras da Casa”. Tem mulher negra que assimila essa cultura do “quanto mais branco melhor” e não namora com negro de jeito nenhum Só se envolvem com brancos porque querem ter filhos com características menos negras quanto for possível, alem do anseio de melhorar de vida. Eu pelo contrário acho que a beleza da raça negra esta na originalidade da nossa cor e de outras características
Pra piorar ainda tem essa fama da negra brasileira de ser quente, porque isso leva muito gringo a vir para o Brasil pra fazer turismo sexual. E as “Negras da Casa” não se conscientizam que são as “mucamas dos dias atuais”, porque tanto os brancos daqui quanto os de fora só as querem pra sexo Pouquíssimas se dão bem, porque a maioria é largada com um filho que, as vezes, nem conhece o pai. Isso quando não são envolvidas em esquema de prostituição internacional .
Deveriam valorizar sua integridade e dignidade, e dar chances aos negros inves de tratá-los como se fossem boas demais pra eles. Outro fator que pode contribuir com sua felicidade é orgulhar-se de sua raça inves de viver complexadas e ainda passar seu complexo para os filhos

Marcelo disse...

Mas o Neymar e negro sim ,evidente que eleé negro, tem uns mano q fica tentando negar que é negro so porque nasceu com a pele um pouco mais clara. Acho que tem menos chance dsso acontecer quand a familia concientiza desde cedo.

Denise Alcântara disse...

o Neymar é negro e não adianta alisar o cabelo e pintar de louro, porqye ele vai continuar sendo o que ele é .So podemos esperar que as proximas geraçoes de jovens negros tenham melhores condiçoes de auto-aceitação com a atual valorização da estetica afro, e o ensino de historia e cultura africana nas escolas

Anônimo disse...

Ainda outro dia em umm programa de TV o Marcelinho carioca se queixou que no inicio de carreira dele quando ele ghostava de uma muca branca o pai dela disse a ele que a filha nao namorari e se casari jamais com um homem negro e pobre. Na sequencia Marcelinho declarou que o tipo de mulher dele é mulher branca.
Marcelinho quem é mai racista? Que negação de si e de sua própria origem cara. Só sinto pena pela sua falta de auto-estima e das mulheres de sua família.

A felicidade morreu disse...

Porque não deixamos os caras fuderem quem eles desejam, pow uma loira e tão safadinha, hahahaha pau nas loiras já...